domingo, 29 de novembro de 2009

Encerramento da Catequese- Retiro em Kala Kala

Cercados por uma vegetação agreste, ao som estridente dos grilos, íamos nos aproximando do nosso local de retiro de encerramento da catequese. Catequistas, leigos, amigos, enfim família, alegremente chegamos ao Centro Kala Kala, em Mazozo, uma região situada a 44 km de Luanda. A viagem, indescritível, ar fresco, terra molhada com cheiro a Chuva.


O Centro de Acolhimento Kala Kala criado e inaugurado a um ano pelo MAPESS (Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social), com a parceria da Odebrecht sob a gestão da Família Salesiana, é um local de formação, educação e reencaminhamento de menores em situação de risco. Após termos chegado ao local, fomos calorosamente recebido pelo responsável Lucas, enquanto prestavamos atenção a uma exibição de Capoeira uma das muitas modalidade desportivas praticada pelos meninos aqui residentes. Após uma resumida explanação dos objectvos e missões do centro, fizemos uma rápida visita ao local (mais ou menos 30 minutos) que alberga 80 pessoas de entre formandos, voluntários e responsáveis. Foi interessante ver que grande parte do que os meninos que em média ficam aqui 3 anos consomem é produzido e criado pelos mesmos. Visitamos as oficinas de artes e ofícios existentes bem como tivemos contacto com os futuros projectos. O que se quer no fundo fazer é criar homens úteis e capazes de se adaptarem a qualquer função, emprego que o mundo la fora nos traz. Interessante também foi saber que dentro deste centro vigora uma moeda o KALA (criada pelos próprios para incentivarem o trabalho e habilidades pessoais), por cada dia de trabalho cada um destes rapazes ganha um KALA que pode usar em bens de consumo imediato (saboetes, pastilhas, gilletes,etc).


Após a visita foi a Celebração da Santa Missa, lembrar que hoje é o primeiro dia do Advento, ou seja, estamos já na preparação do Natal que se avizinha.


Leituras


1ª Leitura: I Jer 33, 14-16

Salmo Responsorial: Salmo 24 (25), 4bc-5ab.8-9.10.14

2ª Leitura: 1 Tes 3, 12-4,2

Evangelho: Lc 21, 25-28.34-36 (Vigiai e Orai em todo o tempo)


Após a Missa em que entoamos alguns cânticos preparados pela coordenação, seguiu-se a fase do almoço em que mais uma vez tivemos a oportunidade de partilhar com os irmãos um bocadinho do nosso pão.