segunda-feira, 13 de julho de 2009

Experiência humana



Toda a comunicação de Deus, toda a catequese, começa por encontrar a pessoa onde ela está.
Na sua vivência, na sua experiência.
A experiência da fé tem como ponto de partida a experiência humana.
Pode ser uma experiência:


EVOCADA. Algo que aconteceu a alguém mas que me poderia ter acontecido a mim. E que. por isso, tem que ver com a minha vida.


VIVIDA. Algo que me aconteceu a mim ou a alguém do grupo.


PROVOCADA. Algo que o catequistas faz experimentar durante a catequese e que nos faz olhar para a vida e pensar nela.


São preferíveis as experiências mais intensas do que as débeis, que nos deixam indiferentes.
São preferíveis as experiências que envolvem um maior número de capacidades dos catequizandos.


A análise da experiência pode fazer-se assim:
1. Ver o acontecimento;
2. Aprofundar o que está por detrás do acontecimento;
3. Ampliar o olhar para generalizar a experiência pessoal e verificar a ligação dessa experiência com a experiência das outras pessoas.


As experiências que usamos para começar a catequese podem ser de vários tipos: o jogo, o desenho, as encenações, o questionário, o testemunho vivo de irmãos, o testemunho dos santos, a canção, a expressão corporal, as dinâmicas de grupo...